Ivanildo Nascimento Silva, conhecido como “Aranha”, foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira (10) logo após deixar o Presídio do Agreste, localizado em Girau do Ponciano. Ele estava acompanhado de outro homem, identificado como Hamiriel Silva, de 29 anos, que também foi morto na ação.
Considerado pelas autoridades um dos nomes mais influentes do crime organizado em Alagoas, Aranha era apontado como liderança do tráfico de drogas na região do Bom Parto, em Maceió. Ele cumpria pena na unidade prisional e já havia sido condenado a mais de dez anos de reclusão por diferentes delitos.
De acordo com investigações anteriores, o histórico criminal de Ivanildo incluía acusações de homicídios, tráfico de entorpecentes e ameaças a agentes públicos. Entre os crimes atribuídos a ele estão as mortes de um tenente da Polícia Militar e de dois adolescentes. O nome do acusado também aparece em denúncias relacionadas a intimidações contra integrantes da cúpula da Segurança Pública do estado.
O segundo homem morto, Hamiriel Silva, teria ido ao presídio para buscar Aranha no momento em que ambos foram surpreendidos pelos disparos.
A trajetória criminosa de Ivanildo começou a ganhar notoriedade em 2007, quando operações policiais foram deflagradas para combater a atuação de grupos ligados ao tráfico nas áreas do Bom Parto e Vergel do Lago. Em 2010, ele chegou a ser denunciado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio contra um comerciante no município de União dos Palmares.

Comentários: